Diário de Bordo: Minas Gerais

Recentemente eu e o love decidimos fazer uma mini viagem para comemorarmos o aniversário dele que foi próximo ao feriado prolongado de 20 de novembro (dia da consciência negra) e como algumas meninas pediram resenha da viagem, vamos lá!

minas-gerais1

O destino escolhido foi Gonçalves, em Minas Gerais, confesso que eu nunca tinha ouvido falar e conheci essa cidade turística em uma revistinha de uma companhia aérea em uma de minhas viagens semanais à Bauru.

Queríamos conhecer um lugar único, charmoso, aconchegante por natureza e Gonçalves “caiu como uma luva”.

Gonçalves é uma pequena cidade, localizada ao sul de Minas Gerais, com pouco mais de 4 mil habitantes. Situada na Serra da Mantiqueira, em meio a florestas de araucárias e belas cachoeiras, possui clima subtropical de altitude, podendo chegar a 7 graus negativos no inverno e média de 10 graus durante as noites de verão.

As características interioranas são muito presente na cidade. Os turistas são mimados a todo tempo pelos donos das pousadas e pelos restaurantes, com uma autêntica comida mineira de roça. Falando nisso, anualmente ocorre o Festival de Gastronomia e Cultura da Roça, que movimenta a cidade com muitos turistas.

Ao todo, a cidade abriga mais de 30 pousadas, das mais singelas as mais luxuosas.

Optamos pela pousada SerraVista e ficamos no chalé especial Estrela, que logo na entrada tem um deck externo panorâmico com rede na varanda, ótimo para apreciar a paisagem e assistir ao pôr-do-sol em um clima romântico.

O chalé é dividido em 3 ambientes: ante-sala, quarto e espaço relax, com banheira de hidromassagem com vista panorâmica para a Serra da Mantiqueira e lareira com aquecimento central para encarar o frio na montanha… rs

pousada-serra-a-vista

b-day-amor

Como disse, a maior atração da cidade são as cachoeiras e trilhas pelas montanhas. Fizemos a trilha mais conhecida que leva à três cachoeiras: Cachoeira do Retiro, Cachoeira Sete Quedas e a última, Cachoeira do Cruzeiro, na minha opinião a mais bonita. Para conhecer esse encanto são mais de  4km de trilha entre ida e volta, que valem muito a pena!

Também conhecemos a Cachoeira do Simão, bem pequena, a menor de todas mas muito conhecida na cidade.

minas gerais

Quanto a gastronomia do local, cada dia conhecíamos um novo restaurante, o que mais me encantou foi o Le Bistrot, ele fica no alto de uma montanha e sua cozinha conta com o chef Antonio Basile, criador de pratos exclusivos e premiados como a entrada Jámon, feita com lâminas de presunto cru de peito de pato, enroladas na forma de flor e servidas com manga carameladas e redução de laranja, a mistura é bem exótica mas o sabor é incrível.

Como prato principal, escolhi a truta recheada com parmesão, alho poró e alcaparras, coberta por crosta de sementes e acompanhada com espuma de batata roxa. O prato é maravilhoso, simplesmente lindo e cheio de cores vibrantes, fiquei apaixonada pela espuma lilás! rsrs

Para beber escolhemos o tinto de verano, uma bebida refrescante preparada com, vinho tinto, soda limonada, licor de laranjas, rodelas de cítricos e gelo.

O almoço foi finalizado com a sobremesa crème brûlée, bem a moda mineira, com queijo e goiabada cascão cremosa, simplesmente delicioso!

Almoçamos em um deck externo e privativo com vista para a montanha, um mimo para os clientes e uma exclusividade onde, não é cobrado taxa extra. Almoçamos apreciando esse lugar lindo e respirando ar (literalmente) fresco e puro… rs

O atendimento é excelente, os garços são bem preparados e sabem explicar a composição e preparo de cada prato. Vale a pena conhecer!

 gastronomia-mineira

Então é isso gente, espero que tenham gostado da dica de viagem e tenham a oportunidade de conhecer Gonçalves! Nós amamos e aproveitamos muito bem os quatro dias que ficamos hospedados por lá.

Me desculpem se o post ficou longo, eu tentei ser o mais breve possível mas, tinha muita coisa para contar pra vocês! rs

E aí, gostaram? Querem ver mais dicas de viagens? Deixe o seu recadinho!

Beijo Pink!

Previous Story
Next Story

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply