Clareamento Dental

Hey gente! Tudo bem com vocês?!

Hoje vamos falar sobre um assunto que não mexe apenas com a estética mas, também com a saúde bucal. Tem um tempinho que estou pesquisando  sobre o procedimento de clareamento dental, afinal o sorriso é o nosso cartão de visitas e o clareamento é um ótimo aliado na busca de um sorriso bonito e saudável.

Conversei com o Dr. Marcelo Borille para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto. Vem conferir o nosso bate papo:

Dr. Marcelo, à respeito do clareamento dental, o que é melhor, fazer o tratamento em casa ou no consultório?  

Os avanços na odontologia permitem que o paciente escolha entre um tratamento feito em casa ou junto ao seu dentista, nos dois casos há vantagens e desvantagens, escolha o que melhor encaixa para o seu caso.

Sobre o clareamento caseiro porque, hoje em dia se tornou tão popular? 

Por ser mais barato, tornou-se mais popular e hoje permite que o paciente faça o tratamento durante a novela. Isso mesmo, não é mais necessário passar a noite com a moldeira e o gel clareador, mas sim cerca de 30 a 60 minutos por dia. Isso por que laboratórios aprimoraram os produtos utilizados em tratamentos de clareamentos caseiros. O gel passou a ser menos abrasivo o que consequentemente diminui a sensibilidade nos dentes.

Atenção! Optar por fazer o tratamento em casa não significa que um profissional não deva a acompanhar o processo. O tratamento dental caseiro só pode ser feito em segurança quando indicado por um dentista, não compre produtos que prometem fazer milagres que eles somente trarão prejuízos à saúde de seus dentes.

É verdade que o clareamento a laser é mais rápido? 

Nesse procedimento é feita a aplicação  do Laser com o gel clareador e em apenas uma aplicação o paciente tem seus dentes brancos e um novo sorriso. Neste tratamento, o dentista expõe os dentes a um tipo de luz que fornece uma fonte de calor que acelera a reação química do peróxido de oxigênio, componente do gel, produto responsável pelo clareamento. A desvantagem é que o resultado é menos duradouro.

Qual deles apresenta melhor resultado?

O melhor e mais eficaz resultado é através do tratamento que combina o clareamento caseiro e o tratamento profissional a laser feito no consultório. A harmonia entre os dois tratamentos também resulta na maior durabilidade do clareamento. A explicação é simples: a diferença na duração acontece por causa da profundidade de clareamento, neste caso, é o gel clareador que faz uma microlimpeza nos dentes e essa limpeza aumenta conforme o tempo de exposição ao agente limpador.

Esses produtos clareadores, são seguros para a saúde? 

Sim. Se usados corretamente, conforme orientação profissional não causam prejuízo nenhum à saúde.

O clareamento pode enfraquecer ou desidratar os dentes? 

Não. A estrutura do dente não é afetada. Isso já chegou a acontecer quando se usava emissão de calor excessiva durante o clareamento para acelerar os resultados. Entretanto esse tipo de procedimento não é mais utilizado.

Os dentes clareados, podem ficar manchados novamente?

As manchas removidas não voltam, mas novas manchas poderão surgir, especialmente se o paciente consumir, de forma frequente, alimentos, bebidas, medicações ou quaisquer substâncias que provoquem pigmentação nos dentes.


Existem contra-indicações a esse tipo de tratamento?

Por precaução, deve-se evitar o tratamento em gestantes e lactantes. Além disso, há alguns fatores dentários e/ou alguns hábitos do paciente que podem dificultar ou mesmo contra-indicar o tratamento clareador. Isso só pode ser definido e esclarecido ao paciente pelo seu dentista. Mais uma vez, evidencia-se a importância de se realizar clareamento dental sempre com acompanhamento profissional, para evitar danos ou prejuízos à saúde do paciente.
Dr. Marcelo obrigada pelos esclarecimentos, agora que já conheço o procedimento, resta optar: laser, caseiro ou combinados.

Quem quiser conhecer mais à respeito do trabalho do Dr. Marcelo, ele tem um site super bacana explicando sobre vários procedimentos. Vale o click: http://www.sorridere.net/

E vocês, já fizeram esse procedimento, ou tem vontade de fazer?! Me conta, que eu vou adorar saber!
Beijo beijo,

Ná Nunes.

Beleza
Anterior
Próximo

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply